top of page
Sobre

Fisioterapia Respiratória

Quando indica-se a fisioterapia respiratória​

A fisioterapia respiratória é um conjunto de técnicas preventivas ou curativas que objetivam mobilizar secreções, melhorar oxigenação do sangue, promover a expansão pulmonar, diminuir o trabalho respiratório, reeducar a função respiratória e prevenir complicações futuras.  

Nossos fisioterapeutas atuam com técnicas de higiene brônquica como a drenagem postural, percussão ou tapotagem, compressão torácica e aspiração naso-orotraqueal, manobras de expansão pulmonar. Outros recursos fisioterapêuticos como respiração com pressão positiva intermitente ( RPPI ), treinamento muscular respiratório, pressão expiratória positiva ( PEP ), oscilação oral de alta frequência (Flutter, Shaker) e Treinamento Muscular Respiratório também podem ser utilizados. 

 

A fisioterapia respiratória é recomendada em casos de instabilidade do sistema respiratório que dificulta a entrada e saída do ar dos pulmões. Pode ser útil para pacientes com distúrbios que afetam o tecido pulmonar, a circulação sanguínea do pulmão ou o sistema muscular respiratório. 

Doenças pulmonares que podem ser beneficiadas:

  • Asma Brônquica 

  • Bronquite Crônica

  • DPOC

  • Enfisema Pulmonar 

  • Bronquiolite 

  • Fibrose Cística e Pulmonar 

  • Pneumonias 

  • Doenças Oncológicas 

  • Pré e Pós operatório de cirurgias torácicas e abdominais 

  • entre outras

 

A fisioterapia respiratória ainda fortalece os músculos respiratórios, melhora a tolerância ao exercício, corrige alterações estruturais e defeitos posturais. 

Com esses recursos espera-se uma maior mobilização das secreções pulmonares, promovendo maior expectoração, melhora da complacência pulmonar e melhora da troca gasosa, diminuindo a falta de ar. 

​​

​​

 

A fisioterapia respiratória pode auxiliar nos casos de problemas respiratórias em crianças (incluindo bebês). A maturação pulmonar nessa fase da vida ainda é deficitária e o fisioterapeuta utilizara de técnicas para ajudar na melhoria da ventilação pulmonar, assim como na remoção eficiente da secreção pulmonar. 

 

A reabilitação pulmonar é um conjunto de ações focadas na melhora dos sintomas de pacientes com doenças respiratórias crônicas e incapacitantes. O programa de reabilitação pulmonar é composto de treinamento físico, intervenções nutricionais e sessões educacionais voltados para o auto-manejo e mudança de comportamento. 

Fisioterapia respiratória em crianças

Reabilitação pulmonar 

Teste de baixa dorsal
bottom of page